Trinta e três anos atrás, a Lei dos Americanos com Deficiência (ADA) foi sancionada, garantindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e oportunidades que todas as outras pessoas. Entre as pessoas que trabalharam incansavelmente por essa lei, Judy Heumann, que faleceu no início deste ano, atuou como uma brilhante defensora das pessoas com deficiência e um membro profundamente amado da comunidade de pessoas com deficiência.
Hoje, o tributo musical "Lift Me Up" homenageia a vida e o legado de Judy. A homenagem é criada pelo artista e defensor Lachi , pelos cocompositores James Ian, Gaelynn Lea e April Rose, e pela rede global de artistas e profissionais da música com deficiência ( RAMPD ). Ali Stroker, vencedor do Tony, inicia o vídeo com uma audiodescrição para o público cego e com baixa visão. As legendas e audiodescrições são patrocinadas pelo Google.
O legado de Judy teve um impacto duradouro — a ADA trabalhou para formalizar a disponibilidade de tudo, desde rampas para cadeiras de rodas em locais públicos até legendas para anúncios de serviço público e serviços de transmissão de empresas de telecomunicações. A iniciativa destacou a necessidade de trabalhar em conjunto para fornecer ferramentas de acessibilidade que eliminem barreiras e criem a melhor experiência possível para todos.
Para nós, isso significa trabalhar com a comunidade de deficientes para criar produtos mais úteis – e fazer coisas como tornar as legendas e os serviços de retransmissão ainda mais acessíveis. Por exemplo, ao longo dos anos, trabalhamos com a comunidade surda para desenvolver recursos baseados em IA, como o Live Caption, que gera automaticamente legendas em tempo real para mídias e chamadas telefônicas no Android e no Chrome . Também criamos o Live Transcribe , que transforma falas do mundo real em transcrições em tempo real no seu celular.
O legado de Judy nos mostrou que o acesso universal é possível quando criamos uma cultura de inclusão — o que ressoa profundamente com a nossa missão de organizar as informações do mundo para todos e torná-las universalmente acessíveis. Obrigada, Judy, por abrir caminho.
Você pode continuar aprendendo mais sobre nossos esforços mais recentes por meio da nossa playlist do YouTube Novidades em Acessibilidade .