Home /Games / Noticias
Games

Grand Theft Auto ganhará seu próprio curso universitário

 

Há muito a aprender com videogames. Assim como qualquer mídia, os videogames podem oferecer enredos incríveis. Da mesma forma, podem ser usados ​​para ajudar a destacar diferentes eras da história. Portanto, não é incomum ver materiais sobre videogames em sala de aula. Por exemplo, Assassin's Creed é uma franquia que poderia ser usada para uma ampla gama de eras e culturas históricas. Mas você ficaria surpreso em saber que Grand Theft Auto terá sua própria turma universitária?

Isso mesmo, parece que há uma pressão para que Grand Theft Auto seja usado como base para um novo curso universitário. Este curso está previsto para o ano que vem, mas há um pouco mais do que apenas a jogabilidade repleta de crimes que o professor busca destacar. Aliás, este professor não é nenhum estranho ao uso de videogames como base para um curso universitário.

Aula de História do Grand Theft Auto

A notícia vem do IGN , que noticiou que este curso está chegando à Universidade do Tennessee. Em particular, ele está sendo ministrado por um professor de história chamado Tore Olsson, que já fez algo semelhante no passado com Red Dead Redemption . Com Red Dead Redemption , o professor conseguiu apresentar a história do Velho Oeste.

No entanto, com Grand Theft Auto , o professor busca destacar um pouco da história dos Estados Unidos desde a década de 1980 até os dias atuais. É uma série que abrange várias décadas, embora Tore tenha notado que, como uma paródia satírica dos Estados Unidos, os jogos frequentemente erram mais do que acertam a história. Dito isso, ainda há áreas em que o professor pode mostrar que os jogos acertam.

Mas acho os jogos muito mais interessantes – e úteis em sala de aula – quando sua paródia soa verdadeira. Por exemplo, Los Santos, Liberty City e Vice City abrigam movimentados portos de contêineres – o que 5 chama de "o orifício do capitalismo americano" – que frequentemente ficam perto de distritos industriais enferrujados. Isso é certeiro: sem dúvida, nenhuma tecnologia foi mais transformadora para os Estados Unidos pós-1980 do que o contêiner de transporte, que facilitou a terceirização global da indústria americana. Ou há as estações de rádio de GTA, onde ocorrem muitos dos comentários sociais mais afiados dos jogos. Em 4 (ambientado em 2008) e 5 (2013), encontramos um cenário midiático altamente polarizado, onde comentaristas políticos rivais cospem ácido uns nos outros de estações separadas.

O mesmo pode ser dito sobre o enredo geral dos jogos. Um que interessa particularmente ao professor é San Andreas , pois destaca a corrupção e a batalha para livrar um bairro dos traficantes de drogas.

Talvez eu esteja mais animado para usar San Andreas, ambientado principalmente na fictícia Los Angeles de 1992. Como muitos sabem, o jogo acompanha Carl "CJ" Johnson em seu retorno à Costa Oeste, buscando expulsar traficantes de drogas de seu bairro e, em seguida, libertar seu irmão da prisão, enquanto policiais corruptos tentam atrapalhar seus planos. O clímax narrativo do jogo ocorre quando esses policiais são inocentados de seus crimes, o que desencadeia uma vasta rebelião urbana contra o erro judiciário. "Los Santos vai pegar fogo esta noite", declara um âncora de jornal do jogo, ameaçadoramente.

Infelizmente, Grand Theft Auto VI não estará disponível para download nesta aula. Embora o professor esperasse usar o jogo nesta aula, ele, como muitos jogadores no mundo todo, ficou decepcionado com a notícia de que o jogo seria adiado para 2026. Portanto, embora a aula de janeiro não inclua GTA 6 nas aulas, talvez vejamos uma aula revisada no ano seguinte, com o próximo lançamento da Rockstar Games.

Publicidade6