
Um novo rumor sugere que a Microsoft lançará uma nova versão do Windows 11, a 26H1, no início do próximo ano — mas é provável que você não consiga obtê-la.
Segundo um rumor divulgado pelo conhecido informante PhantomofEarth, a Microsoft tratará as versões do Windows 11 de 2026 de maneira muito semelhante à de 2025: os recursos serão lançados para PCs em uma versão do Windows 11 26H1, mas só serão "habilitados" no segundo semestre do ano como parte de um pacote de habilitação da versão do Windows 11 26H2.
No entanto, segundo a fonte, apenas uma pequena parcela dos PCs poderá testar esses novos recursos: pessoas que possuem PCs com chips Qualcomm Snapdragon X2 Elite ou Elite Extreme .
A forma como a Microsoft lança novos recursos pode ser confusa. Os novos recursos estreiam em um dos quatro canais do Windows 11 Insider: os canais Developer e Canary são dedicados a recursos mais experimentais, enquanto os canais Beta e Release Preview são voltados para testar recursos que serão lançados no canal estável, ou seja, no mercado de PCs em geral.
Neste momento, todos os diversos recursos que a Microsoft testou no primeiro semestre de 2025 estão sendo oficialmente lançados como parte do Windows 11 25H2 . Mas é provável que esses recursos já estivessem pré-instalados silenciosamente no seu PC no início do ano. Portanto, quando escrevemos sobre "ativar" o novo menu Iniciar no Windows 11 25H2 , isso significa simplesmente baixar uma pequena atualização de "habilitação" que sinaliza ao Windows que é hora de ativar esses recursos do 25H2. Se Phantomofearth estiver correto, essa é a mesma maneira que a Microsoft pretende lidar com os lançamentos do Windows 11 em 2026.
Além disso, o que pensávamos ser uma tentativa desesperada da Microsoft de lidar com todos os atrasos associados aos seus recursos do Copilot+ ( como o Microsoft Recall ) agora parece mais intencional.
Com o lançamento do programa Copilot+ para PCs — que enfrentou dificuldades com baixas vendas — a Microsoft essencialmente transformou o Windows no Snapdragon em seu próprio canal beta, usando a NPU integrada como forma de testar novos recursos. Mas os recursos mais recentes do Copilot da Microsoft também visam todos os PCs , não apenas aqueles com uma NPU. Esse é o objetivo final. (O lançamento do Windows ML foi projetado para direcionar recursos de IA para qualquer hardware disponível em seu PC, o que ajuda.)
Mas se PhantomofEarth estiver certo, parece que os novos recursos do Windows continuarão sendo testados primeiro no Windows para Arm e, em seguida, serão implementados em outros PCs ao longo do tempo.
O Neowin observou que a mais recente afirmação de Phantomofearth aparece como um comentário em sua análise no YouTube sobre os novos recursos do Windows 11 25H2, o que a coloca definitivamente na categoria de "rumor" por enquanto. Mas é um daqueles rumores que soam plausíveis. Isso nos faz questionar, no entanto, o que isso significa para processadores concorrentes como os chips Lunar Lake e Panther Lake da Intel, além dos Ryzen AI da AMD (Strix Point e o futuro Gorgon Point), que também possuem NPUs concorrentes.
Em todo caso, espera-se que a Microsoft continue a esclarecer quais novos recursos do Windows chegarão, quando e para qual plataforma de processador.